• Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

10 Cuidados com o coração que você precisa ter!

cuidados com o coração

É fato que, ainda que você não tenha problemas cardíacos hoje, a prevenção é sempre a melhor opção. Por isso, não deixe de conferir os 10 cuidados com o coração que todos devemos ter.

Cuidado com:

Nesta primeira parte, acompanhe 5 hábitos que você deve reduzir, tendo em vista que eles podem ser prejudiciais ao seu coração!
cuidados com o coração

Estresse

Você sabia que a ansiedade e o estresse causam danos profundos aos músculos do coração?
Estudos comprovam que crises de ansiedade aceleram os batimentos cardíacos e provocam a vasoconstrição. Assim como aumentam de duas a cinco vezes a chance de um infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral).
A vasoconstrição é a contração dos vasos sanguíneos. Ou seja, é um processo que faz com que haja uma diminuição no diâmetro dos vasos sanguíneos.
Além do mais, o estresse libera altos níveis de cortisol – um hormônio que influencia diretamente nos índices de colesterol e de hipertensão.
Por isso, diminua seus níveis de ansiedade e estresse. Procure alternativas que lhe façam se sentir bem. Como, por exemplo, dormir bem, descansar, fazer exercícios físicos, terapia, separar um tempo para o lazer e exercícios de relaxamento.

Vícios

Combater os vícios também é uma prática de cuidado essencial com o seu coração. Afinal, vícios nos remetem a excessos e coisas que já saíram do nosso controle. E como diz o ditado: “tudo em excesso faz mal”.
Pois então, trabalhe para abandonar os vícios. Sejam os vícios em cigarro, álcool, açúcar, comida ou trabalho, por exemplo. Cada vício tem uma conexão direta ou indireta com a saúde do coração e, para que este esteja sempre saudável, é preferível escolher pelo abandono dos vícios.

Sal

O sal de cozinha, como é popularmente conhecido, é o Cloreto de Sódio. Composto por dois minerais (Sódio e Cloro), o Sódio tem uma importância fundamental para a o bom funcionamento do organismo. Isso porque ele é responsável pelo equilíbrio da quantidade de líquidos dentro e fora das células.
Porém, quando em excesso, o Sódio causa um desequilíbrio, acumulando um maior volume de líquidos nos vasos sanguíneos. Isso aumenta a pressão arterial, sobrecarregando o coração e os rins.
Para deixar mais claro, imagine que seus vasos sanguíneos (artérias e veias) são como uma mangueira de quintal. Quanto mais você abrir a torneira, mais água vai sair e… Maior será a pressão dessa mangueira.
É basicamente o que acontece com o nosso organismo.
Por isso, o excesso de sal é um grande vilão para a saúde.
Então reduza consideravelmente o seu consumo de sal para se prevenir de doenças cardiovasculares! Mas não deixe de consumi-lo, afinal, até mesmo o sal tem benefícios para o corpo humano.
Para isso, procure ingerir menos produtos processados, enlatados, carnes e laticínios. Em contrapartida, invista em alimentos naturais e frescos.

Gorduras

Comidas gordurosas impactam diretamente no funcionamento do sistema cardiovascular. Isso porque elas formam placas de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos que dificultam a passagem do sangue e sua circulação pelo organismo.
Essas placas de gordura são um dos tipos de colesterol (LDL – conhecido como colesterol ruim) e, além de dificultar a circulação do sangue, podem impedi-lo de passar. Quando o sangue é impedido de circular, significa que o vaso sanguíneo está entupido – podendo levar à angina ou até mesmo ao infarto.
Por isso, recomenda-se a redução da ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e o aumento de alimentos que aumentam os níveis de HDL – o colesterol “bom”.
O HDL ajuda a limpar as placas de gordura que se acumulam nos vasos sanguíneos. Assim, é uma ótima escolha investir em uma alimentação rica em fibras, frutas, vegetais, legumes, carnes magras e com gorduras mono e/ou poli-saturadas.

Peso

O excesso de peso causa uma sobrecarga ao coração e ao sistema cardiovascular. Isso porque, quanto mais peso, maior é o esforço do coração para bombear sangue para o organismo inteiro. Afinal, para manter tudo funcionando bem, o coração precisará bater mais rápido e mais forte do que o normal.
Em consequência disso, pessoas com excesso de peso têm cerca de 50% mais chances de desenvolver doenças cardíacas.

Invista em:

Acompanhe agora 5 hábitos que fazem bem à saúde do coração.
cuidados com o coração

Exercícios físicos

Exercícios físicos são uma ótima escolha para manter seus hábitos saudáveis. Isso porque, além de todos os seus benefícios que serão comentados por aqui, a prática de exercícios físicos tem uma grande influência na diminuição dos níveis de estresse.
Isso porque a prática de exercícios físicos libera um dos hormônios da felicidade – a endorfina! Ela alivia dores, ajuda no relaxamento e  aumenta a sensação de bem estar.
É por este motivo que fazer caminhadas, por exemplo, além de fazer muito bem ao sistema cardiorrespiratório, também ajuda a relaxar a mente.
Também é um fato já comprovado que atividades físicas auxiliam na redução e controle de peso, assim como no controle da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue.
Mas não vá fazer nada sem a recomendação do seu Médico Cardiologista! Afinal, fazer exercícios mais pesados do que você pode também causa uma sobrecarga ao coração.

Alimentação saudável

Uma alimentação saudável atrelada à prática de exercícios físicos deixa seu coração bem protegido!
Pode parecer clichê, mas alguns clichês são pura verdade.
Além de reduzir o consumo de alimentos prejudiciais à saúde, invista em alimentos que fazem bem. Aumente seu consumo de vegetais, legumes e frutas.
Aproveite para escolher alimentos ricos em Ômega 3 e fibras.
Prefira sempre os alimentos com carboidratos complexos – tentando evitar ao máximo os derivados de farinha branca – e com gorduras poli-saturadas.

Vitamina D

Você sabia que a maior fonte de absorção de vitamina D é através da exposição à luz solar? Então aproveite para tomar sol, mas não vá se queimar! Afinal, cerca de 15 minutos de exposição diária já são o suficiente.
Porém, você também pode encontrar a vitamina D em alguns alimentos como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, fígado de boi, gema de ovo e leite de vaca.

Durma bem

Dormir bem auxilia na redução do estresse e da ansiedade, além de reparar o organismo do cansaço.
Estudos recentes na área comprovam que a privação de sono é responsável pela redução da expectativa de vida e pelo aumento das chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Segundo o Médico Cardiologista do Hospital do Coração, Dr. Abrão Cury, “Durante o sono, o ritmo cardíaco diminui e faz com que o organismo fique num estado de compensação de energia. O corpo de quem dorme pouco e mal não faz esta pausa e por isso fica mais propenso a problemas cardíacos. Além disso, a dificuldade em pegar no sono provoca estresse e irritabilidade, favorecendo a liberação de cortisol, o hormônio que age no controle da pressão arterial”.
Por isso, invista em um sono tranquilo e reparador, pelo saúde do seu coração!

Mantenha a saúde mental em dia

Você já viu que o estresse e a ansiedade causam problemas graves ao seu coração. Por isso, faça meditação, ouça músicas que te façam bem, tire um tempo para você e faça uma boa terapia.
Mas vale ressaltar que um estudo recente passou a ver uma forte relação entre a saúde cardiovascular e a saúde mental. Ou seja, o contrário também é válido: cuidar da saúde do seu coração tem impactos muito positivos na sua saúde mental.
Portanto, lembre-se sempre de pedir recomendações ao seu Médico Cardiologista.
E aproveite para agendar já a sua consulta com um de nossos Médicos Cardiologistas e fique em dia com a sua saúde!





Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.


Não enviamos SPAM

Bee Creative