Início » Blog » Blog » Saúde » Ameaças à saúde no inverno

Ameaças à saúde no inverno

É quase senso comum encontrar, no inverno, pessoas espirrando, tossindo, com dificuldades para respirar, febre e outros sintomas desagradáveis. O problema é quando eles deixam de ser apenas passageiros e se transformam em doenças sérias, com graves riscos à nossa saúde. Daí a importância de redobrar os cuidados com a chegada do frio.

Entenda

Nessa época do ano, ficamos mais sensíveis a essas doenças porque, com a queda das temperaturas, nosso organismo se esforça muito mais e gasta bastante energia para se manter aquecido, algo em torno dos 36 ºC. Isso afeta diretamente a produção dos glóbulos brancos, que são importantes agentes do nosso sistema imunológico. Eles são responsáveis por fazer uma limpeza em nosso corpo, combatendo vírus e bactérias. Quando não os temos em quantidade suficiente, fica muito mais fácil contrair uma série de doenças. Conheça algumas delas e seus sintomas.

Asma

Acomete pessoas predispostas, principalmente pela influência de fatores genéticos. O inverno é uma porta aberta para o surgimento de crises, bem como a poeira. Os sintomas podem ser desesperadores: falta de ar, chiados no peito e tosse.

Otite

Trata-se de uma infecção na garganta, podendo também ocasionar acúmulo de líquido no ouvido. Os sintomas são dor, febre alta, secreção, tontura, problemas de audição, entre outros. As crianças geralmente são mais afetadas.

Pneumonia

Consiste em uma infecção pulmonar, podendo ser resultado de uma gripe. Ocasiona febre alta, tosse seca, secreção e dificuldade para respirar.

Rinite alérgica

É uma doença crônica, com causas hereditárias, mas o inverno facilita o aparecimento de crises. Trata-se de uma inflamação das mucosas do nariz. Os sintomas mais comuns são coriza, espirros frequentes, coceira no nariz, céu da boca, garanta e nos olhos.

Prevenção

Para evitar que você tenha essas e outras doenças típicas do inverno – ou o aparecimento de crises, caso você tenha uma doença crônica  –, é importante seguir algumas dicas:

• Inclua vitamina C na dieta

Ela é fundamental para fortalecer o nosso sistema imunológico. Pode ser encontrada em frutas, como limão e laranja, e em verduras verde-escuras, como a couve.

• Evite aglomerações

Ambientes lotados e fechados dificultam a circulação do ar e favorecem a proliferação de vírus e bactérias.

• Tome as vacinas corretamente

Elas nos fornecem a proteção necessária contra muitas doenças.

• Consulte-se e faça exames regularmente

O médico pode te dar as melhores orientações de prevenção e tratamento.

Gostou das dicas?

Na Clínica da Cidade, você tem mais de 20 especialidades médicas para te ajudar a cuidar bem da sua saúde nesse período tão crítico do ano. Você pode ligar e marcar uma consulta no mesmo dia.

Conte sempre conosco!