• Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

As doenças mais comuns para os homens


Já falamos aqui sobre pesquisas que revelam que os homens vivem, em média, 7 anos a menos do que as mulheres, principalmente porque, em geral, adotam hábitos menos saudáveis, preocupam-se menos em cuidar da saúde e adiam ao máximo a ida ao médico. Só o fazem quando já estão doentes e, em muitos casos, já com doenças graves.

Com o objetivo tanto de conscientizar os homens quanto de incentivar as filhas, esposas, mães, amigas e namoradas a pegarem no pé deles para cuidar da saúde, listamos abaixo as doenças mais comuns para o sexo masculino. Você vai conferir também quais são as especialidades médicas para tratar cada uma delas e quais são os exames preventivos básicos.

Infarto

Também conhecida como ataque cardíaco, essa é uma das principais causas de morte entre as doenças cardiovasculares. Apesar de muitos a conhecerem como uma espécie de mal súbito, que acomete a pessoa sem aviso, muitos sintomas estão relacionados ao risco de infarto, como dores do peito, no braço esquerdo, náuseas e palidez.

Para evitar o infarto, é importante ter um acompanhamento frequente com o cardiologista. As pessoas que têm histórico de doenças cardíacas na família devem se consultar anualmente a partir do 30 anos. Já quem não tem esses históricos, pode começar com as consultas anuais a partir dos 40 anos de idade.
Os principais exames preventivos são os exames de sangue, eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, entre outros. Eles podem verificar a saúde do coração e averiguar se os riscos existem, possibilitando um tratamento adequado.

Câncer de pele, próstata e pulmão

Cada tipo de câncer é praticamente uma doença diferente. Por isso, cada um exige cuidados específicos e consultas com diferentes especialidades. Confira abaixo.

Câncer de pele

Para evitar os melanomas, é importante prestar atenção no aparecimento de pintas na pele. O dermatologista é o médico certo para dizer se elas merecem uma investigação. Também são úteis, nesse caso, os exames de sangue, que permitem identificar quedas na imunidade, características do câncer.

Câncer de próstata

Principalmente os homens a partir dos 40 anos devem se consultar anualmente com o urologista. O exame de toque e os de sangue são fundamentais para diagnosticar a doença no início, aumentando as chances de sucesso no tratamento.

Câncer de pulmão

De acordo com estatística do Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o tipo de câncer com maior incidência e maior índice de mortalidade no Brasil e no mundo. Dada a seriedade da doença, é muito importante adotar os hábitos de prevenção, como evitar o tabagismo. Um dos principais exames para o diagnóstico e a prevenção é a tomografia computadorizada, muito importante para que tem o hábito de fumar ou mesmo para quem já o abandonou. A ida com frequência ao pneumologista é fundamental.

Colesterol alto

Significa uma quantidade significativa da chamada “gordura ruim” ou “colesterol ruim”, no sangue, referindo-se ao LDL. O exame que verifica esses índices é o de Colesterol Total, que pode ser solicitado por médico clínico geral. É recomendado, também, o acompanhamento com um nutricionista, para elaborar uma alimentação equilibrada e evitar o colesterol alto.

Diabetes

O exame de Glicemia é o mais comum para diagnosticar a doença, seguido pelo teste de intolerância à glicose e hemoglobina glicada. Quem está com suspeitas de Diabetes pode se consultar com um clínico geral. Já quem já foi diagnosticada deve fazer acompanhamento com o endocrinologista. Também é fundamental ter um nutricionista qualificado para cuidar da rotina alimentar, essencial no controle da doença.

Como você viu, cuidar da saúde é um grande desafio. Exige diversos cuidados e a proximidade com diferentes profissionais da saúde. Para isso, você pode contar com a Clínica da Cidade. Temos médicos de todas as especialidades mencionadas, altamente qualificados para cuidar bem de você.

E mais: em agosto, no mês dos pais, estamos oferecendo 15% de desconto* nos check-ups Homens 40- e Urológico Homens 40+!

Clique aqui para agendar um exame!

Você não precisa fazer parte da estatística dos homens que se preocupam menos com a saúde. Estamos aqui para mudar essa realidade!

 

*Para pagamentos à vista em dinheiro.





Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.



Não enviamos SPAM

Bee Creative