• Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

Check-up médico


Você se lembra da última vez em que fez algum exame médico? A prevenção é sempre a melhor saída para sua saúde e para isso é muito importante o acompanhamento médico regularmente.

O que é Check-up médico?

O Check-up médico é uma avaliação de rotina feita por meio de exames que são solicitados pelo profissional clínico geral de acordo com a idade, sexo, e histórico familiar de cada paciente. Tendo como objetivo ajudar a prevenir doenças diagnosticando-as precocemente, principalmente doenças que ainda não tenham manifestado algum sintoma, além de ações para prevenção como por exemplo: uma dieta mais equilibrada, criar uma rotina de atividade física e também vacinação.

Quando fazer?

Fazer exames médicos anualmente é de extrema importância para se ter uma vida saudável, porém cada paciente possui seu histórico de doenças, além do histórico familiar e por isso a frequência que se deve fazer check-up médico varia conforme o estado de saúde de cada indivíduo.
Pessoas que possuem doenças crônicas como hipertensão, diabetes ou câncer devem realizar check-up médico a cada 6 meses, e aqueles que possuem fatores de risco para alguma doença como pessoas obesas, sedentárias, com colesterol alto ou fumantes devem ficar atentos para estar sempre em dia com os exames de rotina.
Mulheres a partir dos 40 anos de idade e homens a partir dos 30 anos devem fazer exames específicos, além das pessoas com risco de problemas cardíacos terem uma atenção redobrada quanto à saúde, se atentando a dores no peito, cansaço fácil e alterações no organismo.

Vantagens do check up médico:

  • Prevenção: por meio dos check-ups regulares o médico profissional pode detectar precocemente problemas de saúde que o paciente possa apresentar e caso algum seja encontrado é possível encontrar tratamento e melhores meios de evitar futuros problemas de saúde, possuindo mais tempo e preparo para o tratamento. Ademais, a prevenção pode ser mais barata e eficaz do que tratamentos para doenças crônicas por exemplo.

 

  • Eficácia: caso seja feito check-ups periódicos, o médico terá registros sobre qual e quando tal exame foi feito pelo paciente o que pode agilizar o diagnóstico de sua condição de saúde.

 

  • Qualidade de vida: a partir dos resultados dos exames é possível a indicação de atividades físicas para o bem estar do paciente e até encaminhamento para psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, afinal cuidar da saúde vai além dos medicamentos, é preciso um estilo de vida ativo.

check-up

Exames de rotina mais solicitados:

  • Hemograma completo: avalia a saúde do paciente de maneira geral e identifica se os componentes no sangue estão em níveis considerados normais, podendo diagnosticar anemia, leucemia, controle de colesterol, infecções através desse exame.
  • Colonoscopia: avalia uma parte do intestino detectando possíveis doenças inflamatórias intestinais.
  • Teste Ergométrico: analisa o sistema cardiovascular, o paciente caminha em uma esteira e aos poucos é aumentada a intensidade.
  • Medição da pressão arterial: esse exame serve para se ter o controle no caso de hipertensão, diminuindo assim riscos de derrame e infarto no indivíduo.
  • Índice de massa corporal (IMC): é utilizado para avaliar se o peso do paciente está adequado à sua altura, podendo ajudar a diagnosticar casos de obesidade ou desnutrição.
  • Ecocardiograma: é um dos exames essenciais após os 40 anos de idade do indivíduo, consiste em um exame de ultrassonografia do coração que capta imagens obtidas através do som e serve para ficarmos atentos a saúde do coração.
  • Ultrassom abdominal total: é um exame feito para avaliar o funcionamento do rim, fígado, pâncreas, baço, vesícula biliar.
  • Exame de fezes e urina: o exame de urina serve para diagnosticar problemas nos rins ou no trato urinário, como por exemplo anemia e diabetes. Já o exame de fezes detecta males intestinais como algum parasita ou lombriga no sistema digestivo.
  • Radiografia do tórax: serve para investigar possíveis patologias por meio do estudo da anatomia das estruturas da região torácica como as costelas, pulmões e coração, revelando se há alguma anormalidade nas imagens.

Para mulheres:

  • Mamografia: esse exame é capaz de detectar câncer de mama, o qual é muito comum nas mulheres, a partir dos 30 anos de idade é recomendado que se realize o exame e após os 40 anos é obrigatório anualmente.

 

  • Papanicolau: é considerado um exame simples e rápido preventivo contra o câncer de colo de útero.

 

  • Ultrassonografia transvaginal: é um tipo de ultrassom pélvico usado por médicos com o intuito de analisar os órgãos reprodutivos femininos podendo diagnosticar câncer nesses órgãos, cistos, infecções pélvicas e miomas.

 

  • Ultrassonografia mamária: é um método que auxilia na detecção de possíveis lesões da mama.

Para homens:

  • Dosagem da enzima PSA: a sigla PSA em Inglês significa Prostate-Specific Antigens, já em Português significa antígenos específicos da próstata, é um exame capaz de detectar câncer de próstata.

 

  • Exame de toque: é um método para que o especialista possa determinar o tamanho da próstata, se há anormalidades, pontos moles ou duros.

 

Viu como é importante realizar um check-up médico regularmente? Marque agora sua consulta e priorize sua saúde!





Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.


Não enviamos SPAM

Bee Creative