• Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

Cuidados com a visão ao dirigir


A maioria dos motoristas brasileiros só se lembra de fazer exames de vista quando necessita renovar a carteira, o que ocorre a cada cinco anos. 

 

Porém, o ideal é ir regularmente pelo menos uma vez ao ano em uma consulta oftalmológica, principalmente indivíduos que têm mais de 40 anos.

 

Isso permite a identificação de qualquer possível alteração na acuidade visual, assim se corrige rapidamente o problema e uma maior segurança à frente do volante. 

 

Existem medidas que podem ser tomadas para preservar a visão ao dirigir, como lavar o rosto e sempre parar para descansar em viagens longas, ou proteger os olhos do excesso de luz.

No entanto, existem casos em que usar óculos ou então lentes corretivas, são indispensáveis, como para indivíduos com miopia, astigmatismo ou hipermetropia.

Uso contínuo do ar-condicionado do carro

O uso regular do ar-condicionado ele retira a umidade do ar, o que impede a lubrificação dos olhos, podendo acarretar sintomas de olho seco, visão borrada, fotofobia, ardência, entre outros.

Vento nos olhos 

Corredores, motociclistas e ciclistas, evite contato direto dos olhos com os ventos fortes utilizando óculos com proteção ultravioleta e viseiras, que para os motociclistas é obrigatório nos capacetes.

 

A exposição excessiva de vento nos olhos pode comprometer a visão provocando visão turva, sensibilidade à luz e ardência. 

Ofuscamento da visão ao dirigir à noite 

 

Por não haver a luz natural, dirigir à noite é mais complicado do que durante o dia. Dessa forma, se atente e não olhe diretamente para a luz dos faróis dos carros, pode te cegar por até 6 segundos, o que faz toda a diferença no trânsito, assim se guie de acordo com a pintura do solo.

Mantenha seus olhos saudáveis. Faça visitas rotineiras ao oftalmologista e verifique o estado de sua saúde visual. Agende conosco uma consulta!





Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.


Não enviamos SPAM

Bee Creative