• Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

Estilo de vida saudável e longevidade


Estilo de vida saudável e longevidade

A busca pelo bem-estar e qualidade de vida, felizmente, virou uma mania global. Uma vida saudável é, com certeza, o maior sonho de todos nós. E o mundo está cada vez mais consciente de que ser sadio é muito mais do que não estar doente.

Mas o que é considerado um estilo de vida saudável? Existem alguns hábitos que são considerados fundamentais para a preservação da saúde. Quer aprender mais sobre eles e garantir bons anos ao lado de quem você ama? Então, confere aí:

  1. Dieta saudável

Um dos fatores mais importantes, sem dúvida, é a alimentação. Uma dieta rica e nutritiva baseada em legumes, frutas, verduras, cereais, gorduras saudáveis e muitos outros itens pode contribuir para o retardamento do envelhecimento e aumento de anos vividos.

  1. Atividade física

A atividade física não poderia faltar nessa relação de bons hábitos, que garantem a longevidade. De fato, ter uma rotina com exercícios físicos fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças do coração e até mesmo alguns tipos de câncer.

  1. Peso corporal saudável

Diretamente associado aos tópicos anteriores, o índice de massa corporal (IMC) ideal está entre 18,5 e 24,9 e deve ser observado periodicamente.

  1. Fumar

Além de uma série de complicações para a saúde, o vício do cigarro interfere diretamente na qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa evitável de óbitos no mundo e o quanto antes a pessoa abandonar o vício, maior será sua expectativa de vida.

  1. Controle na bebida alcoólica

Muitas pessoas não abrem mão do da bebida aos finais de semana, contudo o ideal é uma medida entre 5 e 15 gramas por dia para mulheres e 5 a 30 gramas por dia para homens. Na maior parte das vezes, uma bebida contém cerca de 14 gramas de álcool puro.

Em todo o mundo, a estimativa de expectativa de vida é de 71,4 anos, conforme estudo da OMS de 2015. Dos quais 69,1 anos para o sexo masculino e 73,7 anos entre as mulheres. No Brasil, a média de expectativa de vida ao nascer subiu. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) teve uma alta de 0,4% em 2018, chegando a 76,3. Para se ter uma ideia do crescimento, em 1940 a expectativa era de somente 45,5.

Vale lembrar que não existe receita para a longevidade, mas esses cinco hábitos incidem consideravelmente na redução das mortes prematuras, prolongando assim, a vida das pessoas ao redor do mundo.

Nesse contexto, um profissional pode fazer a diferença em nossa alimentação, é o nutricionista. Seu papel vai muito além de prescrever dietas de emagrecimento, ele nos orienta sobre a importância dos alimentos, além de direcionar desde as crianças até os idosos a terem uma nutrição balanceada e focada na saúde e bem-estar.

Na Clínica da Cidade você encontra esse profissional e o que é melhor, oferecendo qualidade com o preço acessível. Clique aqui e faça seu agendamento!





Bee Creative