• Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

Exames

exames

É muito importante realizarmos check-up médico anualmente. Existem também outros testes e exames de fundamental importância que devem ser feitos de acordo com as características de cada indivíduo, levando em consideração os fatores como a idade, sexo, doenças mais comuns na família e as queixas do indivíduo.

 

Exames para bebês:

Teste do pezinho: é um exame obrigatório, também chamado de Triagem Neonatal, realizado em recém nascidos que deve ser feito após 48 horas de nascimento até o 5º dia de vida do bebê e nunca superior a 30 dias de vida, por isso é recomendada sua realização entre o terceiro e quinto dia de vida, principalmente por apresentar muito rapidamente sintomas de doenças como o hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e hiperplasia adrenal. O teste permite a prevenção contra sequelas que podem causar no organismo do bebê, como convulsões, autismo, crises epiléticas, microcefalia, deficiência mental, entre outras complicações.

Teste da orelhinha:

O teste da orelhinha (triagem auditiva neonatal) também é obrigatório por lei, sendo realizado nos bebês ainda na maternidade para avaliar a audição e detectar algum possível grau de surdez. É feito durante o sono do bebê através de um aparelho específico colocado na orelha, de preferência no segundo ou terceiro dia do bebê, podendo também ser realizado em qualquer idade caso desconfie de que a criança não reaja a sons ou não escute bem.

Bebês com maior risco de ter o teste da orelhinha com alterações são aqueles que:

  • Nasceram prematuros
  • Ficaram mais de 5 dias internados na UTI
  • Nasceram com menos de 1,5kg
  • Apresentam caso de surdez na família
  • Se a mãe apresentou algum tipo de infecção durante a gravidez
  • Em caso de má formação na orelha ou em ossos da face do bebê

Teste do olhinho: 

Esse exame, também chamado de teste do reflexo vermelho (TRV), é o primeiro oftalmológico feito nos bebês, deve ser realizado ainda na maternidade, na primeira semana de vida do recém nascido. Através dele é possível detectar doenças como Estrabismo, Glaucoma, Retinoblastoma e Catarata congênita.

 

Exames para crianças:

Hemograma completo (com contagem de plaquetas)

É um exame que analisa a saúde geral do indivíduo, consiste na medição dos níveis de hemácias (glóbulos vermelhos), plaquetas e leucócitos (glóbulos brancos), utilizado para diagnosticar distúrbios como doenças autoimunes, anemia e leucemia.

Exame oftalmológico

Consiste num teste que serve para avaliar os olhos, canais lacrimais e pálpebras com o intuito de investigar doenças oculares, normalmente é feito teste de acuidade visual com exames mais específicos para avaliar os movimentos oculares ou a pressão ocular.

Radiografia panorâmica da coluna vertebral

O exame de Raio-x Panorâmico da Coluna é utilizado como o primeiro método de investigação de órgãos e estruturas, pois não é necessário um preparo prévio, uso de contrastes e apresenta resultados eficientes e rápidos.

exames para cada idade

Exames para adolescentes e adultos:

Colposcopia

É um exame que possibilita a avaliação do trato genital inferior: a vagina, a vulva e o colo do útero, deve ser feito como parte de uma avaliação de rotina, porém em pacientes que tenham alterações celulares suspeitas ou indícios de lesões provocadas pelo HPV é obrigatório.

Eletrocardiograma (ECG)

É feito por meio de um aparelho ligado a eletrodos que possui o intuito de avaliar o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso, é usado rotineiramente na triagem dos prontos-socorros e em check-ups médicos preventivos. A finalidade do eletrocardiograma é verificar se há alguma falha na condução elétrica pelo coração, detectar arritmias, bradicardias ou taquicardias.

Controle de tireoide

São realizados alguns exames de sangue para medir os níveis de hormônios tireoidianos e TSH, exames de imagem, como ultrassom, para a investigação do tamanho e presença de nódulos na tireoide, biópsia e punção aspirativa, cintilografia de tireoide, além de analisar o histórico de doenças do indivíduo.

Autoexame da pele

É um método simples com o intuito de detectar precocemente o câncer de pele e assim se  caso diagnosticado precocemente o câncer pode ser curado, ao fazer o autoexame é importante procurar por feridas que não cicatrizaram em até 4 semanas, manchas que coçam, descamam ou sangram e pintas que mudam de tamanho, cor ou forma.

É sempre essencial ressaltar a importância de ir a consultas regularmente para a realização dos exames além daqueles do check-up médico, de acordo com as características de cada indivíduo. 

Marque já sua consulta e lembre-se sempre de priorizar sua saúde!





Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.


Não enviamos SPAM

Bee Creative