Início » Blog » Blog » Saúde » Gastrite: o que é preciso saber?

Gastrite: o que é preciso saber?

A úlcera gástrica ou como também conhecida úlcera no estômago ou úlcera péptica é a inflamação da mucosa que reveste as partes internas do estômago, podendo se manifestar repentinamente (gastrite aguda) ou de maneira crônica, evoluindo gradativamente e levando mais tempo para ser controlada.

Provocada por má alimentação, infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), consumo de bebida alcoólica e cigarro, estresse e/ou fatores genéticos.

• Dor abdominal forte que piora ao comer ou ao beber;
  • Enjoo;
  • Dor na “boca do estômago”;
  • Distensão abdominal;
  • Vômito;
  • Sangramentos na parede do estômago, o que pode causar saída de sangue nas fezes.

Normalmente, a presença de uma úlcera não é uma situação muito grave, mas deve ser tratada com medicamentos antiácidos, que evitam que o suco gástrico do estômago torne a ferida ainda maior.

Diagnóstico

O diagnóstico da úlcera gástrica é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral a partir da avaliação dos sinais apresentados pela pessoa, além de ser recomendada a realização de uma endoscopia digestiva alta para identificar a causa e verificar a gravidade da úlcera.

A endoscopia permite visualizar as paredes internas do estômago e suas lesões através de uma sonda.

Clique aqui e marque já sua consulta com um de nossos gastros.