Início » Blog » Blog » Saúde » Ginecologia » Infecção Urinária: saiba como prevenir

Infecção Urinária: saiba como prevenir

A infecção urinária é causada por bactérias que vivem entre a vagina e o ânus, que são comuns nessa região. No entanto, a complicação acontece quando essas bactérias migram para a bexiga, podendo até chegar aos rins.
Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema que é conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Porém, se seguirem para os rins, a infecção, chamada de pielonefrite, se torna mais grave.

Fatores que contribuem

Menopausa

Nesse período da vida, a predisposição à infecção urinária é uma das consequências da diminuição do estrogênio, pois há alteração da flora vaginal, da qualidade do tecido da vagina e da uretra, deixando a entrada das bactérias na região mais fácil e o ambiente mais propício para a colonização.

Histórico familiar

Se há um histórico de infecções urinárias frequentes na família, é possível que os membros da família tenha alguns episódios de infecção urinária também.

Uso de Fraldas

Os idosos, devido à incontinência urinária, precisam usar as fraldas geriátricas com frequência.

A fralda torna o ambiente favorável para o aumento das bactérias na região vaginal, pois fica abafada e úmida.

Além disso, o idoso possui mais predisposição ao problema, uma vez que a imunidade pode estar mais baixa com o avanço da idade.

Beber pouca água, sentir vontade de urinar e não ir ao banheiro e também a falta de cuidados com a higiene pessoal.

• Urina escura
  • Ardência forte ao urinar
  • Dor pélvica
  • Incontinência urinária
  • Urina acompanhada de sangue
  • Cheiro muito forte da urina

Como prevenir a Infecção Urinária

Beba água

O ideal é ingerir 35ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada indivíduo.

Não segure o xixi por mais de 3h

Reter urina propicia o acúmulo de bactérias na bexiga.

Cuide do seu intestino

Bactérias colonizadas no intestino podem entrar em contato com a microbiota dos órgãos sexuais, o que predispõe a infecções. Além disso, alguns alimentos, como cafeína e açúcar refinado, podem aumentar o sintoma de urgência urinária em quem já está com a infecção.

Urine após a relação sexual

Para retirar as bactérias que foram pra entrada da uretra na fricção do sexo.

Deixe a região íntima respirar

Abafar a região íntima com roupas muito justas, protetor diário ou roupa íntima sintética contribui para o acúmulo de bactérias.

Por que não devemos segurar o xixi por muito tempo?

Quando a urina fica retida na bexiga por um longo período, os microorganismos se proliferam com mais facilidade, podendo causar infecções de urina.

Além disso, quando a bexiga está muito distendida, é mais difícil esvaziar completamente, o que pode gerar retenção urinária assim como defeitos na musculatura, que com o tempo podem resultar em problemas como a incontinência urinária.

Não deixar de tomar água para não ter vontade de urinar, pois nosso corpo precisa de água para funcionar corretamente, o recomendado é ingerir cerca de 2 litros por dia, não tomar água também é muito prejudicial.

Evite segurar o xixi! Não espere a vontade estar insuportável para ir ao banheiro, afinal isso prejudica sua saúde.

Marque já sua consulta com um de nossos ginecologistas e lembre-se, vá de máscara!