• Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

Lesões ortopédicas: saiba como prevenir


Existem diversos tipos de lesões ortopédicas que podem ocorrer durante atividades corriqueiras, como ao subir escadas, durante uma corrida ou qualquer tipo de esforço físico. As mais comuns são:

Distensão muscular

A distensão muscular acontece quando um músculo ou um tendão que se prende ao osso é muito esticado por meio de uma ação que necessita de força em excesso e então, se rompe. Essa lesão ocorre com muita frequência, tendo os sintomas como dor intensa, inchaço e dificuldade de se movimentar. Para tratar, em casos leves, recomenda-se compressas e repouso e em situações mais graves pode ser necessário cirurgia.

Existem dois tipos de distensão muscular:

  • Distensão aguda: ocorre quando os tendões e os músculos realizam uma contração repentina e de forte intensidade. Contusões musculares que acontecem durante a prática de esportes competitivos ou ao levantar objetos pesados do chão são exemplos que podem ocasionar distensão aguda.
  • Distensão crônica: esse tipo de distensão muscular atinge principalmente os ciclistas, corredores e aqueles que praticam esportes competitivos por consequência de exercícios repetitivos que necessitam sempre dos mesmos músculos.

Para evitar, é recomendado fazer alongamentos antes de qualquer atividade física.Lembrando a importância da orientação de um profissional antes da prática de exercícios para que, desse modo, evite um possível esforço excessivo que causa a distensão.

Entorse

Essa lesão acontece depois de um movimento brusco inesperado, como pisar em falso, o que pode provocar inchaço e consequentemente bastante dor e incômodo, em casos simples pode ser resolvido com gelo e anti-inflamatório, já em situações mais graves é recomendada cirurgia.

Para evitar sofrer de Entorse, faça alongamentos antes da prática de atividades físicas, use calçados apropriados e evite transitar em lugares com terreno irregular.

Luxação

Essa lesão ocorre quando dois ossos unidos por uma articulação se separam, podendo ocorrer após algum trauma, fratura, queda ou por doenças crônicas.
O tratamento é feito através da recolocação do osso em seu devido lugar, feito isso é necessário repouso e imobilização da parte afetada.

Para evitar é recomendado atividades físicas acompanhado de um profissional e no caso da prática de esportes de risco pode ser necessário a utilização de equipamentos de proteção.

Contusão

A contusão é uma lesão nos tecidos e na musculatura que atinge muitos esportistas, causada por um trauma que provoca dor no local, podendo resultar também em inchaço.
Para tratamento é preciso colocar gelo, imediatamente, no local, normalmente dentro de um período de tempo é curado sozinho, dependendo do grau da contusão.

Prevenção de lesões ortopédicas em idosos

Quedas em pessoas idosas são muito frequentes, porém podem ser evitadas, sobretudo em ambientes domésticos por meio de medidas como:

  • Evitar móveis e objetos que possam ser obstáculo;
  • Instalação de corrimão dos dois lados das escadas, caso houver;
  • Não andar sobre piso úmido;
  • Ter um abajur aceso, próximo a cama, se precisar levantar durante a noite;
  • Não utilizar tapetes, apenas no banheiro e que seja um antiderrapante;
  • Usar calçados fechados como solados de borracha;
  • Caso for necessário, utilizar instrumentos de apoio como bengalas.

E você, está em dia com sua saúde? Marque uma consulta com um de nossos ortopedistas e lembre-se, vá de máscara!





Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.


Não enviamos SPAM

Bee Creative