Início » Blog » Blog » Saúde » Novembro Azul: saiba mais sobre esse movimento e aprenda como se prevenir do câncer de próstata

Uma campanha mundial que tem ganhado cada vez mais força no Brasil, o Novembro Azul surgiu para conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo que mais mata homens a partir dos 40 anos de idade segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Por mais incrível que possa parecer, ainda hoje, existe muito preconceito em relação ao chamado exame de toque. A Sociedade Brasileira de Urologia estima que cerca de 51% dos homens brasileiros nunca se consultaram com um urologista. Essa é uma realidade que precisamos mudar!

O que é a próstata?

Localizada na parte inferior do abdômen a próstata é uma glândula que tem como função a produção de parte do sêmen. Na maioria das vezes o desenvolvimento de um câncer nessa região tem uma progressão lenta, pode-se levar até 15 anos para que o tumor atinja 1 cm³.

Quais os sintomas?

Um grande complicador do diagnóstico é que, muitas vezes, a doença é assintomática. Por isso mesmo é que as visitas e os exames preventivos são tão importantes.

Nas fases mais avançadas, os pacientes relatam dores nos ossos e no sintoma urinário, apresentam incontinência urinária, notam a presença de sangue na urina ou no esperma, entre outros sintomas variados que podem surgir de acordo com a intensidade do problema.

Como diagnosticar?

O chamado exame de PSA deve ser feito anualmente e o seu resultado pode indicar as alterações, como inflamações ou infecções, o que pode ser um indicativo do início da doença. O exame de toque retal serve para detectar alterações no volume da próstata e para saber se haverá a necessidade, ou não, da realização de uma biópsia.

A boa notícia é que as chances de cura, quando ele é diagnosticado precocemente, chegam a 90%!

Prevenção

É difícil dar uma receita de como evitar o surgimento do câncer de próstata. Por isso é que vale reforçarmos aqui a importância do acompanhamento médico e das consultas preventivas. De qualquer forma, alguns hábitos são amplamente recomendados para a prevenção do câncer de próstata:

• Alimentação saudável
  • Controle da pressão alta, do diabetes e do colesterol
  • Não fumar
  • Praticar atividades físicas
  • Se manter no seu peso ideal

E para te ajudar nessa prevenção, a Clínica da Cidade oferece preços acessíveis e toda a estrutura necessária para exames.

Agende já a sua consulta!