O que é Clínica Geral | Clínica da Cidade » Medicina Acessível

O que é Clínica Geral

o que é clínica geral

Saber o que é clínica geral é muito importante, afinal na maioria das vezes em que se vai em uma consulta inicial é o clínico geral quem recebe primeiro o paciente. Ao passo que, com uma boa experiência profissional, pode diagnosticar e tratar mais de 80% dos problemas de saúde segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Quem é o clínico geral? 

O clínico geral é um profissional da medicina com especialização em clínica geral ou medicina interna – como é conhecida também – com um vasto conhecimento geral sobre o funcionamento do corpo humano, conhece os órgãos, aparelhos e sistemas profundamente, sendo responsável por servir as pessoas, ajudando-as na prevenção e cura de doenças. 

O profissional faz diagnósticos, pede exames, realiza cirurgias e prescreve medicamentos. Além de ter o compromisso de receber e acompanhar os pacientes nos consultórios, clínicas, hospitais e locais de urgência, conversa ouvindo suas queixas sobre seus sintomas para examinar e fazer o diagnóstico.

Normalmente, é o primeiro médico que as pessoas consultam quando estão com algum problema e não sabem para qual profissional especializado devem ir para a investigação, logo o clínico geral deve ter conhecimento para não encaminhar problemas simples para outras especialidades, assim evita-se exames desnecessários, mas caso precise é ele o responsável pelo encaminhamento para outras especialidades.

quem é o clínico geral

 

Quando procurar um clínico geral?

O clínico geral, é aquele que tem uma visão global do organismo humano e deve estar preparado para proceder diversos diagnósticos, é importante procurar esse profissional quando você realiza um check-up médico geral, pois é uma forma de evitar que as doenças se desenvolvam e com isso o profissional consegue realizar uma avaliação aprofundada do seu estado de saúde. 

É essencial a procura pelo clínico geral também, quando o paciente sente dores no peito, especialmente com idade mais avançada ou quando contrai algum tipo de alergia, para que assim o médico possa solicitar alguns exames que mostrarão com clareza a real situação do indivíduo.

Doenças que o clínico geral pode tratar 

  • Check-up
  • Avaliação pré-operatória para diversas cirurgias 
  • Osteoporose
  • Doença do refluxo gastroesofágico
  • Obesidade leve a moderada
  • Gastrite
  • Doença do refluxo gastroesofágico 
  • Dor de cabeça
  • Anemias
  • Indicação de vacinas 
  • Alergia
  • Infecções de pele e micoses
  • Orientação nutricional
  • Obesidade leve a moderada
  • Hipo e Hipertireoidismo
  • Depressão
  • Transtornos de ansiedade
  • Colesterol alto (Dislipidemia)
  • Avaliação para atividade física e orientação de exercícios físicos
  • Investigação e tratamento de doenças cardiológicas leves
  • Hipertensão arterial

Importância do clínico geral

O clínico geral é muito importante, pois esse profissional realiza um acompanhamento médico preventivo do paciente a longo prazo, o que colabora para a descoberta precoce de possíveis problemas que possam surgir. Para isso, há diversas vantagens em procurar um clínico geral antes de outro especialista, entre elas estão:

Eficácia

O objetivo de um paciente quando procura ajuda médica é muito provavelmente resolver algum problema imediato ou se prevenir de possíveis doenças. Logo, nos dois casos o clínico geral é o mais indicado, afinal ele direciona de maneira mais eficiente as doenças a serem diagnosticadas e tratadas, indicando assim a especialidade médica mais adequada.

Além disso, ao procurar por um especialista por conta própria, sem a orientação de um clínico antes, o paciente pode passar por uma série de consultas desnecessárias e prolongar ainda mais até o tratamento. 

Economia

Quanto mais consultas e exames forem precisos para o diagnóstico, mais há gasto. Logo, ao procurar por um clínico geral e receber as orientações apropriadas, você pode economizar dinheiro além de tempo também, pois em grande parte dos casos apenas a consulta com o clínico é suficiente para o tratamento necessário.

Confiança

Quando há um médico de confiança que conheça o histórico da vida do paciente é mais vantajoso e eficiente a atuação deste profissional, podendo até se tornar médicos da família como há em muitos casos.

Logo, conhecendo mais profundamente o histórico dos pacientes, os médicos dessa especialidade estão aptos a orientar de forma mais precisa. Pois, consideram fatores importantes para um diagnóstico eficaz, sendo não apenas o físico do indivíduo, mas também o psicológico e familiar.

Com o acesso mais facilitado à internet, muitas pessoas procuram respostas para seus problemas de saúde, mas nem tudo pode-se confiar e por isso é importante lembrar que o diagnóstico quem faz é o médico profissional.

Fazer o auto diagnóstico, geralmente, implica na automedicação, o que é um risco para a saúde do paciente e por isso a consulta a um clínico geral, reduz as chances de um diagnóstico incorreto e aumentando assim as possibilidades de um tratamento apropriado.

Prevenção 

O cuidado preventivo é de extrema importância, pois um paciente que faz visitas periódicas a um clínico geral tem maior possibilidade de descobrir precocemente caso ocorra alguma doença.

Isto porque, o profissional pode orientá-lo sobre os exames de check-up adequados para a sua faixa etária e condição de saúde, além de poder analisar possíveis doenças crônicas, com base em seu histórico familiar e médico.

Por meio das visitas regulares, o clínico também pode identificar eventuais situações de risco, como por exemplo sedentarismo e obesidade, e assim orientar o paciente sobre a maneira de lidar com estes fatores para evitar possíveis problemas futuros.

Compreendeu a importância de se procurar por um clínico geral, antes de outros especialistas? Não deixe pra depois, faça aquele aquele check-up e cuide de você!

 





Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.


Não enviamos SPAM

Bee Creative