O que é Ginecologia? | Clínica da Cidade » Medicina Acessível

O que é Ginecologia?


Você sabia que cerca de 20% das mulheres brasileiras não vão ao ginecologista com frequência? Nesse percentual estão incluídas as mulheres acima de 16 anos que nunca frequentaram ou que vão de vez em quando. Porém, a saúde ginecológica é um ponto fundamental para a saúde da mulher. É por isso que saber o que é a ginecologia é um ótimo ponto de partida para a conscientização da sua importância. 

O que é a ginecologia?

A ginecologia é um ramo da medicina. Sendo uma especialidade própria para estudar, cuidar e tratar a saúde do aparelho reprodutor feminino. 

Além disso, ela cuida também da saúde das mamas e faz os principais diagnósticos das doenças que afetam as mulheres.

Ou seja, é uma especialidade atenta à saúde da mulher como um todo.

Ginecologia e Obstetrícia

A obstetrícia acaba sendo uma parte da própria ginecologia. Isso porque ela é responsável por acompanhar o período gestacional, o parto e até o pós-parto. 

Apesar de que, geralmente, as especializações aproximam bastante as duas áreas e, por isso, hoje a maioria dos ginecologistas são, também, obstetras.

Mas é importante saber que a ginecologia é um campo mais amplo que abrange os cuidados da saúde da mulher. Enquanto que a obstetrícia tem uma responsabilidade mais restrita e um foco mais pontual que é o período de gestação, parto e pós-parto.

Por isso, apesar de estarem muito ligadas e relacionadas, podem atender situações bem diferentes.

Doenças

Quais são as doenças ginecológicas mais comuns?

  • Cistos de ovário;
  • Endometriose;
  • Mioma uterino;
  • Doença inflamatória pélvica;
  • Candidíase;
  • Vaginose;
  • ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Mas como acabamos de comentar, a ginecologia cuida da saúde da mulher. Por isso, em check-ups com ginecologistas, as mamas também são examinadas em busca de caroços. Assim, fazendo exames preventivos contra o câncer de mama. 

Por isso, é importante lembrar que o câncer de mama é uma doença também muito comum às mulheres. Saiba tudo o que é preciso sobre o câncer de mama!

o que é ginecologia

Razões para ir ao ginecologista mesmo sem ter nada de errado

Confira, então, 4 razões para você se consultar com um ginecologista, ainda que não tenha nada de errado.

    • Tirar dúvidas. Sobre o que você quiser!
    • Pedir orientações. Aproveite para pedir orientações sobre higiene ginecológica e coisas que podem melhorar a sua saúde.
    • Fazer exames e saber se está tudo certo mesmo.
    • Prevenir e/ou tratar o que for preciso!

Importância da ginecologia

Por cuidar da saúde da mulher, a ginecologia representa ainda um tabu. Afinal, o aparelho reprodutor feminino ainda é tido como um assunto constrangedor.

Entretanto, a ginecologia é essencial para que se possa prevenir as mais diversas doenças, tal como as citadas acima. Assim como também é um grande facilitador para quem quer engravidar. 

Muito além de diagnosticar doenças, a ginecologia pode ajudar a preveni-las. Também é com a ginecologia que a mulher pode melhorar a sua vida sexual e passa a conhecer a si mesma. A fim de conhecer os sinais que o próprio corpo dá e conhecer seu próprio poder.

Sua importância é única. Afinal de contas é uma especialidade inteira voltada somente à preocupação com a saúde da mulher. 

Quem é o ginecologista?

O ginecologista é o médico responsável pelo cuidado e estudo do aparelho reprodutor feminino. Assim, cuidando da saúde da mulher como um todo, mas com maior foco em seu aparelho reprodutor. 

Ele pode acompanhar a gestação, cuidando da saúde tanto da mãe, quanto do bebê. Além de ajudar a prevenir e trabalhar com o diagnóstico e tratamento das doenças mais comuns às mulheres.

Quando procurar um ginecologista?

Procurar um ginecologista pode ser em diferentes momentos da sua vida. Veja:

Para a primeira consulta

A primeira consulta é ideal logo após a primeira menstruação. Afinal, a partir daí, alguns cuidados e algumas orientações serão muito mais qualificadas quando feitas pelo especialista e o pediatra já não é mais o médico ideal.

Nesse momento é muito importante que haja a primeira consulta para se ter certeza que tudo está certo. Tal como hormônios, ciclo menstrual, a idade da menstruação, etc.

Entretanto, se a primeira consulta não aconteceu nesse momento, é muito importante que ela ocorra antes da primeira relação sexual. Isso porque, o especialista passará uma série de recomendações e orientações que são essenciais para a saúde sexual das mulheres.

Para prevenção

Anualmente é uma boa frequência. Assim, você poderá tirar suas dúvidas, buscar as orientações necessárias e deixar seus exames em dia.

Mas para a prevenção, é muito importante que você busque seu ginecologista com regularidade.

Para diagnósticos ou doenças

Para diagnósticos

Para algum diagnóstico, é imprescindível que você busque um ginecologista no mesmo momento em que perceber alguma anormalidade no seu corpo. Por isso a ginecologia é tão importante: ao passar com um ginecologista regularmente, você poderá se conhecer e reconhecer os sinais que seu corpo dá ao demonstrar quando algo não está certo.

Alguns sintomas podem indicar a necessidade de marcar uma consulta, como:

  • Menstruação atrasada.
  • Excesso ou ausência de menstruação.
  • Dores na pelve.
  • Corrimentos.
  • Dores durante a relação sexual.
Para tratamento de doenças

Para o tratamento de doenças é necessário que você siga à risca as orientações do seu ginecologista. Afinal, você poderá precisar de exames frequentes e um acompanhamento mais rígido.

Durante a gravidez

Durante a gravidez, é essencial que você compareça às consultas de pré-natal. Assim, você poderá ter certeza de que tudo está bem com você e com o seu bebê.

De novo, é importante que você se conheça e conheça o seu corpo. Porque, ao sentir algo estranho, você deverá procurar seu ginecologista/obstetra.

O que perguntar durante a consulta?

Durante a sua consulta com o ginecologista, você poderá perguntar o que quiser e o que precisar. O importante é não se sentir tímida, mas perguntar tudo que quiser saber. Afinal de contas, as suas perguntas serão pela sua saúde.

Veja algumas perguntas que são mais comuns e que você pode querer saber mais sobre:

  • Métodos contraceptivos. Qual o melhor para você?
  • Você está sentindo alguma dor diferente? Não hesite em perguntar!
  • Você notou alguma anormalidade no seu corpo? Comente e pergunte.
  • Pergunte por recomendações que possam melhorar a sua saúde.
  • Sua TPM e cólicas menstruais têm dado trabalho? Pergunte o que pode ajudar.
  • Pergunte também sobre sua libido, se sentir necessidade. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre as relações sexuais.
  • Não se esqueça de perguntar sobre métodos preventivos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Saúde feminina ginecológica

Confira algumas dicas e cuidados para você ter com a sua saúde ginecológica.

Dicas e cuidados

  • Prevenir ISTs é sempre essencial.
  • Saúde íntima: higiene é fundamental. Mas não se esqueça que a vagina possui uma proteção natural (a chamada flora vaginal) e ela deve ser respeitada. Por isso, cuidado com os produtos que você usa. Nem todos são necessários ou recomendados. Pergunte ao seu ginecologista qual é o melhor produto para você!
  • A alimentação tem tudo a ver com a sua saúde íntima. Isso porque alguns alimentos podem modificar o Ph da sua vagina e interferir na sua flora vaginal. Por isso, cuide bem da sua alimentação. Seus benefícios serão ótimos para a sua saúde ginecológica também.
  • Assim como a prática de exercícios físicos e o cuidado com a sua saúde mental também podem influenciar no seu corpo todo.
  • Durma bem! Afinal, o sono mexe com nossos hormônios.
  • Realize seus exames de rotina e não deixe de se consultar com um especialista.
  • Faça fisioterapia, pilates e ioga. Fortaleça o assoalho pélvico e sinta os benefícios!

 

Então, agende já a sua consulta com um de nossos especialistas e fique em dia com a sua saúde!





Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.


Não enviamos SPAM

Bee Creative