Início » Blog » Blog » Saúde » O que é Oftalmologia?

O que é Oftalmologia?

Com qual frequência você vai ao oftalmologista? Para muitos brasileiros, a visão é considerada o sentido mais precioso, apesar disso cerca de um terço da população nunca foi a uma consulta. Alguns chegam a passar três anos sem ir, o que causa uma abertura para o surgimento de doenças oculares e por isso é importante saber o que é oftalmologia.

O que é oftalmologia?

A oftalmologia é uma área da medicina com o intuito de diagnosticar, investigando e cuidando de doenças oculares – relacionadas aos olhos – sendo o profissional o médico oftalmologista.

Quem é o oftalmologista?

O oftalmologista é o profissional que estuda, diagnostica e trata dos olhos e suas doenças, uma vez que tem por sua responsabilidade realizar consultas, perguntando sobre o histórico da saúde ocular da família do paciente.
Acompanha o possível desenvolvimento de doenças verificando o bom funcionamento do sistema ocular, além de prescrever tratamentos e correções para dificuldades na visão.

Por que ir ao oftalmologista?

• Dificuldade de enxergar
  • Coceira nos olhos
  • Diabetes ou hipertensão
  • Detecção de doenças hereditárias
  • Idade acima de 40 anos
É importante reforçar que mesmo que não haja queixas como essas citadas acima, ir a consultas regularmente previne que doenças oculares apareçam e caso haja alterações é possível o tratamento precoce.
o que é oftalmologia

Doenças

Quais são as doenças oculares mais comuns?
  • Astigmatismo
  • Miopia
  • Conjuntivite
  • Hipermetropia
  • Alergia ocular
  • Catarata
  • Estrabismo
  • Glaucoma

Astigmatismo

O que faz uma pessoa ter astigmatismo é o formato irregular que a córnea dos olhos de uma pessoa apresentam.

• Cansaço dos olhos
  • Visão embaçada
  • Dores de cabeça e nos olhos
  • Dificuldade de leitura
  • Sensibilidade à luz

Miopia

É um distúrbio visual dado por uma pessoa que possui o formato do globo ocular mais “longo” do que deveria ser.

• Dores de cabeça
  • Fadiga ocular
  • Forçar a visão
  • Dificuldade para enxergar objetos distantes

Conjuntivite

É uma inflamação da conjuntiva, que é uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Geralmente ataca os dois olhos, podendo durar de uma semana a quinze dias.

• Coceira
  • Secreção
  • Olhos vermelhos
  • Sensação de areia ou ciscos nos olhos
  • Pálpebras inchadas

Hipermetropia

É a dificuldade em ver de perto, a visão fica desfocada ao ver objetos perto, mas melhora com a distância.

Sintomas

• Visão embaçada mais para perto
  • Dores de cabeça
  • Sensação de peso ao redor dos olhos

Alergia ocular

É uma resposta do sistema imunológico para combater um alérgeno, que pode ser trazer algum dano para a visão.

• Vermelhidão
  • Lacrimejamento dos olhos
  • Coceira nos olhos
  • Inchaço das pálpebras

Catarata

Perda de transparência do cristalino, que consiste em uma lente natural em que a função é proporcionar foco com a distância.

Sintomas

• Dificuldade para ler e dirigir
  • Visão dupla e nebulosa
  • Sensibilidade à luz

Estrabismo

É o desalinhamento dos olhos.

Sintomas

• A maioria não possui sintomas, porém alguns tipos possuem dores de cabeça, sonolência e dor nos olhos.

Glaucoma

É a perda de células da retina, as quais são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro.

Sintomas

• Perda da visão periférica no começo é sutil, depois moderada e se não houver a procura de um médico, a perda pode ser irreversível

Como prevenir?

Deve-se ir ao oftalmologista regularmente para que o médico possa examinar, verificando o que é preciso para tratamentos precoces que possam vir a surgir ao longo da vida do paciente.

Quando marcar uma consulta?

Ir ao oftalmologista periodicamente é de extrema importância para prevenir doenças oculares, por isso em cada etapa da vida de uma pessoa, seja na infância, adolescência, fase adulta e velhice necessita de diferentes cuidados, sendo eles:

Na infância:

O teste do olhinho é o primeiro a ser realizado para verificar precocemente doenças na visão do bebê, caso não haja alterações, a primeira consulta ao oftalmologista deve ocorrer entre os três e quatro anos de idade, pois nessa idade a criança inicia o processo de alfabetização, sendo assim é possível examinar melhor as dificuldades.
A partir dessa idade, as consultas podem ocorrer anualmente com o intuito de acompanhar o desenvolvimento visual da criança e o possível surgimento de alterações como as mais comuns: miopia, astigmatismo e hipermetropia podendo prejudicar o desempenho escolar.

Na adolescência:

Na adolescência, o sistema da visão se desenvolve rapidamente, por isso são necessários exames de visão feitos regularmente, ao menos uma vez ao ano ou quando houver dificuldades visuais e outros sintomas como visão embaçada, dores de cabeça e cansaço visual.
É comum também, nessa fase, o uso de maquiagens e lentes de contato, o que podem provocar alergias oculares podendo até causar conjuntivite e terçol.

Na fase adulta:

A partir da juventude juntamente com a fase adulta pode ocorrer o aparecimento de doenças que comprometem a retina, podendo surgir por hábitos não saudáveis como o tabagismo e o não tratamento adequado de doenças como diabetes e pressão alta.
Logo, se surgirem sintomas como visão turva ou dificuldade de enxergar à noite, é preciso procurar atendimento com o oftalmologista.
Na fase adulta pode-se fazer cirurgias que ajudam a corrigir alterações visuais para diminuir a necessidade dos óculos de grau.

Na velhice:

Nessa fase é importante ir a consultas oftalmológicas anualmente, pois nesse período podem aparecer outras alterações em razão do avançar da idade, como vista cansada, presbiopia e glaucoma.
Portanto, dar a importância que é preciso para ir ao oftalmologista é primordial para cuidar de sua visão.
Por essa razão, não espere sentir dificuldades ao enxergar para marcar uma consulta, afinal a prevenção é a melhor saída para não ter problemas futuros e assim garantir que você mantenha uma boa saúde.
Agora que você já sabe o que é oftalmologia, agende já a sua consulta com um dos nossos Médicos Oftalmologistas e fique em dia com a sua saúde!