Osteopenia

A? ?osteopenia? ?é? ?a? ?perda? ?gradual? ?da? ?massa? ?óssea? ?podendo? ?levar? ?à? ?osteoporose,? ?doença? ?que? ?compromete? ?os? ?ossos,? ??aumentando? ?o? ?risco? ?de? ?fraturas? ?no? ?fêmur,? ?pulsos? ?e? ?coluna? ?vertebral?.

Causas? ?

Fatores? ?genéticos? ?e? ?hereditários,? ?sedentarismo,? ?exposição? ?insuficiente? ?ao? ?sol,? desnutrição,? ?assim? ?como? ?o? ?envelhecimento? ?que? ?torna? ?os? ?ossos? ?mais? ?porosos? ?dificultando? ?a? ?absorção? ?de? ?cálcio? são causas para a condição de osteopenia.
 ?
Em? ?alguns? ?casos? ?pode? ?estar? ?relacionada? ?a? ?doenças? ?na? ?tireoide,? ?no? ?fígado? ?e? ?nos? ?rins.? ?O? ?uso? ?prolongado? ?de? ?alguns? ?medicamentos,? ?como? ?os? ?anticonvulsivantes,? ?a? ?quimioterapia,? ?corticóides? ?e? ?hormônios? ?tireoidianos;? ?o? ?uso? ?excessivo? ?de? ?bebidas? ?alcoólicas? ?e? ?de? ?cafeína;? ?e? ?o? ?tabagismo,? ?também? ?contribuem? ?para? ?o? ?enfraquecimento? ?dos? ?ossos.? ?
 ?
Apesar? ?de? ?poder? ?afetar? ?mulheres? ?e? ?homens,? ?as? ?mulheres? ?são? ?mais? ?vulneráveis? ?pela? menopausa? ?precoce? ?ou? ?a? ?pós-menopausa.? ?

Sintomas? ?

?
A? ?osteopenia? ?é? ?assintomática? ?e? ?os? ?sinais? ?só? ?surgem? ?quando? ?os? ?ossos? ?estão? ?seriamente? ?comprometidos? ?pela? ?osteoporose.? ?

Prevenção? ?

?Alimentação? ?equilibrada? ?e? ?rica? ?em? ?cálcio;? ?
?Prática? ?regular? ?de? ?exercícios? ?físicos;? ?
?Exposição? ?moderada? ?ao? ?sol? ?para? ?garantir? ?a? ?vitamina? ?D;? ?
?Beber? ?com? ?moderação? ?e? ?não? ?fumar.? ?

Diagnóstico? ?

O? ?diagnóstico? ?é? ?através? ?do? ?exame? ?de? ?densitometria? ?óssea,? ?o? ?qual? ?avalia? ?a? ?densidade? ?mineral? ?dos? ?ossos? ?em? ?comparação? ?com? ?a? ?idade? ?e? ?o? ?sexo? ?do? ?indivíduo.? ?

Tratamento? ?

O? ?quadro? ?de? ?osteopenia? ?é? ?muito? ?difícil? ?de? ?reverter,? ?por? ?isso,? ?o? ?objetivo? ?é? ?retardar? ?a? degradação? ?do? ?tecido? ?ósseo? ?que? ?pode? ?levar? ?à? ?osteoporose.?

?Geralmente,? ?o? ?tratamento? ?é? ?não? ?medicamentoso,? ?com? ?a? ?adoção? ?de? ?uma? ?alimentação? ?balanceada? ?rica? ?em? ?cálcio? ?e? ?vitamina? ?D;? ?exposição? ?diária? ?ao? ?sol,? ?por? ?pelo? ?menos? ?15? ?minutos;? ?prática? ?de? ?atividades? ?físicas,? ?de? ?preferência? ?corrida? ?e? ?caminhada,? ?durante? ?ao? ?menos? ?30? ?minutos.? ?

O? ?tratamento? ?através? ?de? ?medicamentos? ?é? ?indicado? ?quando? ?o? ?paciente? ?apresenta? ?um? quadro? ?de? ?osteopenia? ?associada? ?a? ?outros? ?fatores? ?de? ?risco? ?para? ?fraturas,? ?como:? ?histórico? ?familiar? ?de? ?fraturas,? ?baixo? ?peso? ?ou? ?caso? ?o? ?indivíduo? ?faça? ?uso? ?de? ?corticoides.?

Clique aqui e marque? ?já? ?sua? ?consulta?? ?e? ?lembre-se:? ?vá? ?de? ?máscara!? ?

Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.

Não enviamos SPAM

Bee Creative