• Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

Pense rosa para o mês da conscientização sobre o câncer de mama

outubrorosaclinicadacidade

O que vem à mente quando pensamos em outubro? Obviamente é o rosa, afinal é o mês de Conscientização do Câncer de Mama.

Esta campanha anual tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre a doença. O Outubro Rosa tem a missão de ajudar as pessoas afetadas pelo câncer de mama por meio de detecção precoce, educação e serviços de apoio.

O câncer de mama está entre os principais problemas de saúde que as mulheres enfrentam atualmente em todo o mundo. Estima-se que até 2022, ocorram mais 625 mil casos de câncer de mama no Brasil ao ano, conforme projeção do Instituto Nacional de Câncer (INCA).  Entretanto, se diagnosticado precocemente as chances de cura chegam a 80%. A detecção precoce inclui fazer autoexames regulares e agendar consulta com o ginecologista, além é claro da mamografia.

O câncer começa no tecido mamário e todo mundo tem esse tecido, o que significa que qualquer pessoa pode ser diagnosticada, até mesmo os homens. Embora seja raro, no total, apenas 1% são diagnosticados.

Existem várias causas para o câncer de mama, como histórico de saúde familiar e exposição à radiação. Especificamente para os homens, outra causa podem ser os níveis elevados do hormônio estrogênio. A exposição à radiação ocorre em casos de uso excessivo de camas de bronzeamento artificial.

O câncer de mama é um tema bem popular e traz com ele alguns mitos, que com certeza você já ouviu por aí:

  • Beber leite e produtos lácteos causam câncer de mama;
  • Mamografia pode causar câncer de mama;
  • O câncer de mama é contagioso;
  • Antitranspirantes e desodorantes causam câncer de mama;
  • Usar sutiã pode causar câncer de mama;
  • Carregar o celular no sutiã pode causar câncer de mama;

Nada disso é verdade! Depois de anos de estudos, nenhum dos exemplos listados acima são relacionados como causas diretas de câncer de mama .E, como já discutimos, o câncer de mama é causado por alterações nas células que começam a se espalhar para os tecidos da mama; não é uma doença que você pode pegar de outra pessoa. Se você está preocupada com o risco de câncer de mama, marque uma consulta com um profissional médico para falar sobre suas preocupações.

E aproveitando a visibilidade do cuidado com a saúde feminina, a Clínica da Cidade traz uma condição imperdível para as mulheres no mês do Outubro Rosa: compre um dos nossos pacotes de check-ups feminino, 40- ou 40+, e além de todos os exames, consulta com nosso ginecologista, ganhe 20% de desconto. Aproveite o mês da prevenção e cuide-se!





Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.


Não enviamos SPAM

Bee Creative