• Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

Prevenção de doenças

pessoas em postura com as pernas cruzadas

A prevenção de doenças é um ramo da medicina que possui o intuito de auxiliar as pessoas a evitar ou contrair doenças. Para isso, pode-se incluir o uso de medicamentos de vacinação, medidas preventivas de saúde e a identificação de fatores de risco que podem tornar um indivíduo mais propenso a contrair uma doença. Além de promover bem estar, pois pessoas com hábitos saudáveis possuem menor risco de desenvolver doenças.
Por isso, é importante estar sempre atento ao sistema imunológico, afinal é ele o responsável por garantir a proteção do corpo contra substâncias estranhas que possam surgir.

Mantenha-se hidratado

Cerca de 70% do corpo humano é composto por água, em média um adulto pode perder 2,5 litros de água por dia que pode ocorrer pela respiração, por suor e outras funções fisiológicas. Perde-se também minerais como cálcio, sódio e potássio que possuem a função de equilibrar o corpo.
A desidratação acontece quando há uma perda excessiva de água do organismo que é acompanhada da perda de sais minerais e orgânicos, com isso ocorre uma queda da proteção do sistema imunológico, ou seja, o corpo fica mais suscetível a agentes nocivos e micro-organismos.
Por isso, a quantidade de água que deve-se tomar por dia depende de alguns fatores de cada indivíduo, sendo o principal o peso de cada pessoa, porém em geral é recomendado ingerir cerca de 2 litros de água por dia.

Faça os exames de rotina regularmente

Os exames de rotina são fundamentais para a prevenção de problemas de saúde, eles são importantes pois ajudam a identificar quando há alguma alteração, que mesmo que ainda pequena é essencial observar para que impeça um possível agravamento da situação e evite problemas futuros. Deste modo, é preciso se consultar com um médico clínico geral, pois é ele quem vai conduzir quais exames são necessários para cada indivíduo.

Cuide da higiene

É essencial o autocuidado para prevenir incômodos e ter uma saúde melhor, afinal algumas enfermidades, como por exemplo: gripe, otite, conjuntivite e outras estão ligadas à higiene.
Em tempos de pandemia de Covid – 19 e não somente nesse período, é extremamente importante sempre lavar as mãos adequadamente, limpar e desinfetar a casa com frequência, lavar as roupas de cama e toalhas toda semana, manter as unhas aparadas e não levar as mãos a boca, nariz ou aos olhos.

Vacinação em dia

É essencial manter a caderneta de vacinação em dia independentemente da idade da pessoa, pois a função da vacina é reforçar o sistema imunológico para que quando os micro-organismos das doenças tentarem invadir o corpo, o organismo já tenha defesa.
Além das vacinas recomendadas durante a infância é importante lembrar que existem as que são reforços ao longo da vida do indivíduo. Campanhas são feitas periodicamente quando há algum problema em específico na sociedade em que necessite de prevenção, assim a pessoa se protege além de ajudar a comunidade a diminuir casos de determinada doença.

Alimentação saudável

É por meio da alimentação que se fornece os nutrientes necessários ao organismo para assim manter suas funções em equilíbrio, por isso evite ingerir alimentos enlatados, frituras, açucarados e embutidos. Prefira incluir em seu cotidiano uma alimentação rica em vegetais, frutas, integrais, oleaginosas e grãos, pois eles fortalecem o sistema imunológico.

Exercícios físicos

O exercício físico é o melhor aliado para uma saúde equilibrada, exercitar o corpo diariamente por apenas 15 minutos evita doenças cardíacas além de fortalecer os ossos. Você pode praticar exercícios em casa ou fazer caminhadas, porém, é muito importante realizar um acompanhamento médico para saber se há restrições nos exercícios.

Cuidar da saúde mental

Desequilíbrios emocionais também podem abalar o sistema imunológico, por isso é essencial cuidar da saúde mental tanto quanto a saúde física. Evite guardar seus sentimentos para si, faça um acompanhamento psicológico e priorize sempre seu bem estar mental.

Qualidade do sono

Durante o sono o corpo continua trabalhando para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino (glândulas e hormônios) e neurológico (sistema nervoso). Ter uma boa noite de sono possui muitos benefícios como: diminui riscos de diabetes, hipertensão, obesidade e depressão.

Esses são hábitos importantes para prevenir doenças e cuidar da sua imunidade. Coloque-os em prática!





Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.


Não enviamos SPAM

Bee Creative