• Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

Prevenção e saúde do homem


O estereótipo do homem herói que, além de não chorar, também não dá atenção à própria saúde, é extremamente prejudicial. No Brasil, os homens vivem em média 7,2 anos a menos do que as mulheres, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma das principais razões é a visita menos frequente ao médico e a menor atenção aos cuidados com a saúde.

Uma outra razão é genética: as mulheres têm dois cromossomos X, que contêm genes que ajudam a prolongar a vida. Já os homens têm um cromossomo X e um Y. Já que a genética não ajuda tanto, esse deveria ser mais um motivo para se prevenir, e não o contrário, certo?

Confira essas dicas de prevenção e ajude a mudar essa cultura do não cuidado.

Previna-se contra o câncer de próstata

Em 2018, a estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer) para os novos casos de câncer de próstata no Brasil foi de 68.220. É o tipo de câncer que mais acomete os homens, superado apelas pelo câncer de pele não melanoma. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e a cura da doença. É recomendado que os homens, a partir dos 50 anos, façam o exame de toque retal anualmente. Já para quem tem casos de doença na família, em parentes de primeiro grau, a realização do exame é antecipada para os 40 anos.

Pratique exercícios físicos regularmente

Fundamental para homens e mulheres. Os benefícios são incontáveis: mais disposição para as atividades diárias, menos estresse, melhores noites de sono, melhor humor, peso mais adequado, mais força física para lidar com as atividades, prevenção contra inúmeras doenças. A lista não tem fim.

Tenha uma alimentação saudável

Mulheres, em geral, tendem a se preocupar mais com o cardápio, seja pela saúde ou com o objetivo de manter a boa forma. Aprenda com elas a ter hábitos mais saudáveis e fique longe de hipertensão, problemas cardiovasculares, diabetes e outras doenças. Estudos já comprovam que até as chances de ter câncer em algum momento da vida diminuem quando a alimentação é mais saudável e com menos componentes prejudiciais à saúde.

Faça exames de rotina anualmente

Deixe para trás o mito de que os homens não vão ao médico. Muitas doenças podem ser prevenidas ou diagnosticas em seu estágio inicial a partir de exames. De acordo com o Ministério da Saúde, são fundamentais para o homem os seguintes exames:

  • Pressão arterial
  • Hemograma completo
  • Testes de urina
  • Teste de fezes
  • Teste de glicemia
  • Verificação do perímetro abdominal
  • Teste de IMCPrevenção e saúde do homem

Atenção ao consumo de álcool e cigarro

O alto consumo de álcool aumenta o risco de desenvolver depressão, ansiedade, cirrose hepática, câncer e outras doenças. Já o cigarro é uma das principais causas do câncer de pulmão e contem 4.720 substâncias tóxicas ao organismo.

Preparado para começar seguir essas dicas? Valorize sua saúde, conquiste a longevidade e a qualidade de vida!

A Clínica da Cidade pode te ajudar. Temos especialistas em saúde masculina para todas as idades, por preços justos com o seu bolso! Já fez seu check-up este ano? Marque uma consulta!





Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.



Não enviamos SPAM

Bee Creative