• Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

As principais doenças reumáticas


Ao contrário do que muito se pensa, as doenças reumáticas não ocorrem só em idosos. Qualquer pessoa, tanto crianças, jovens e adultos podem ser acometidas de algum tipo de doença reumática, não é transmissível, contagiosa e em geral é acompanhada de dor.

 

Causas das doenças reumáticas

 

  • Fatores genéticos;
  • Ansiedade;
  • Obesidade;
  • Traumatismos;
  • Sedentarismo;
  • Estresse;
  • Alterações climáticas;
  • Depressão.

 

Artrose

 

Inchaço, rigidez, dificuldade para realizar movimentos básicos e dor na articulação são alguns sinais de Artrose.

 

Fibromialgia

 

A fibromialgia provoca sintomas de fadiga (cansaço), depressão, alterações intestinais, ansiedade, dor, a pessoa acorda cansada e possui alterações na memória e atenção.

 

Bursite

 

Bursite é a inflamação da pequena bolsa que contém o líquido que envolve as articulações, a bursa que funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. Ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos.

 

Tendinite

 

Tendinite é uma inflamação ou lesão do tendão, uma fibra responsável por unir o músculo ao osso. Causa dor e inchaço do tendão, podendo afetar qualquer parte do corpo. No entanto, são mais frequentes as tendinites no ombro, pulso, joelho e tornozelo.

Osteoporose

 

É uma condição metabólica mais comum em mulheres acima dos 45 anos que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea deixando os ossos frágeis e porosos e dessa forma há um aumento do risco de fraturas.

 

 Gota

 

É a elevação de ácido úrico no sangue, caracterizada pelo inchaço na articulação do dedo grande do pé e dor muito forte.

 

Não existe cura definitiva para a gota, uma vez que a maioria dos casos acontecem devido a falhas na eliminação ou na produção do ácido úrico.

Dieta e o uso de medicamentos para diminuir a taxa de ácido úrico no sangue são recomendados para evitar as crises de gota.

 

Artrite reumatóide

 

A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica, que acomete mais as mulheres adultas e pode atacar vários órgãos e tecidos do corpo, mas principalmente dos membros superior e inferior.

 

Febre reumática  

 

A Febre reumática é a doença reumática mais comum em crianças e em adolescentes, ocorrendo como complicação de infecção de garganta. Pode afetar várias partes do corpo como coração, articulações, sistema nervoso e pele.

 

Se você se identifica com esses sintomas ou conhece alguém que esteja precisando de auxílio, não deixe para depois, agende uma consulta.

Clique aqui e entre em contato com a Clínica da Cidade.

Marque já sua consulta!

 





Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.


Não enviamos SPAM

Bee Creative