Tipos de alergia e seus sintomas | Clínica da Cidade » Medicina Acessível

Tipos de alergia e seus sintomas


Sente algum desconforto com algum tipo de comida ou determinados cheiros? Você pode estar com alergia.

Mas o que é alergia?

Simplificando, a alergia é uma reação exagerada do corpo a uma substância estranha. Elas podem ocorrer em resposta a determinados alimentos, pelos de animais, pólen de plantas e ácaros.

As pessoas com alergias geralmente apresentam sintomas como espirros, coceira nos olhos, urticária, asma e coriza. Felizmente, existem muitas opções de tratamento disponíveis. Os medicamentos de alergia prescritos pelo seu médico podem ajudar a aliviar os sintomas e reduzir a sensibilidade à causa da alergia.

Embora as pessoas possam desenvolver alergias a praticamente qualquer coisa, as alergias mais rotineiras, como citado acima, incluem:

Alimentos – Se você é alérgico a um determinado alimento, pode notar inchaço ou formigamento na boca ou nos lábios, além de urticária. Alergias alimentares comuns incluem mariscos, nozes, leite de vaca, ovos, soja e trigo.

Pólen – As alergias ao pólen geralmente causam os sintomas clássicos de alergia, como olhos lacrimejantes, coriza e espirros.

Animais de estimação – Se você sentir uma coceira na garganta, congestão nasal, olhos lacrimejantes ou coriza após brincar com o gato ou cachorro da família, é possível que você tenha alergia a ele.

Mofo – A alergia a mofo causa os mesmos sintomas causados pelo pólen, incluindo espirros, nariz entupido e olhos lacrimejantes e também com coceira.

Látex – Quando exposto ao látex, você pode ter urticária, dificuldade em respirar ou coriza.

Picadas de insetos e picadas – Essa alergia pode ter efeitos colaterais potencialmente perigosos, dependendo da gravidade da alergia. Os sintomas comuns incluem inchaço da área afetada, urticária generalizada e muito mais.

Medicamentos – A alergia a medicamentos pode causar sintomas graves, como inchaço facial, urticária e erupção cutânea. É importante que você procure atendimento médico imediato se sentir esses sintomas, após tomar qualquer tipo de medicamento.

Existem certos tipos de alergias com maior probabilidade de causar uma reação alérgica grave e possivelmente fatal, conhecida como anafilaxia.

Sendo assim, fique atento(a) se tiver os sintomas abaixo:

  • Dificuldade para respirar;
  • Pulso fraco;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Tontura;
  • Queda repentina da pressão arterial;
  • Perda de consciência;

Enquanto algumas pessoas podem superar suas alergias, outras precisarão seguir um plano de tratamento para o resto de suas vidas. Se você sentir sintomas de alergia durante alguns meses, é hora de conversar com um especialista, que pode ajudá-lo a controlar seus sintomas.

Esse profissional atende pelo nome de alergologista, um médico que previne e trata as doenças do sistema imunitário, que comprometem as defesas do nosso corpo. Embora boa parte da população não conheça a fundo essa especialidade, ela é extremamente importante em uma época que cada vez mais pessoas são diagnosticadas com algum tipo de alergia.

A Clínica da Cidade, disponibiliza em suas unidades médicos alergologistas e mais de 200 especialidades médicas. Agende online seu exame ou consulta!





Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.


Não enviamos SPAM

Bee Creative