• Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

Ultrassonografia: o que é, para que serve e para quem é indicado


Você com certeza já ouviu falar desse exame, conhecido popularmente como ultrassom e que também pode ser chamado de ecografia. Trata-se de um recurso muito versátil e indicado pelos médicos por diversos motivos.

Mas o que é a ultrassonografia?

É um exame que, a partir de ondas sonoras, fornece imagens de órgãos e outras estruturas internas do corpo. Ele é feito com um transdutor, aquele aparelho em que o médico aplica um gel e depois desliza sobre a pele do paciente. Em contato com o corpo, são emitidas ondas sonoras, e o eco é convertido em imagens no computador.

É importante que não haja ar entre o transdutor e a parte do corpo a ser analisada, por isso a utilização do gel. A partir das imagens geradas, é possível obter o diagnóstico de condições médicas ou então trabalhar com a prevenção de uma série de doenças.

Para que serve?

Essa é uma pergunta difícil de ser respondida. Como dissemos acima, é um exame versátil, utilizado para inúmeras finalidades. Por isso, vamos apresentar os principais tipos de ultrassom e suas principais funções.

Ultrassom obstétrico

Talvez esse seja o mais conhecido. Utilizado para verificar a saúde do feto dentro da barriga da mãe. Algumas tecnologias modernas permitem até mesmo ver a fisionomia do bebê, o que deixa as gestantes bem ansiosas para fazer o exame.

Ultrassom articular

Permite verificar a existência de tumores ou alterações, principalmente, no fígado, pâncreas, baço, rins e adrenais, além da presença de líquidos e uma série de outras condições.

Aparelho Urinário

Verifica rins, ureter e bexiga, para diagnosticar doenças ou lesões nesses locais.

Ultrassonografia da mama

Pode ser um complemento da mamografia ou utilizado para mulheres jovens, no caso de serem detectadas anormalidades na mama.

Esses são alguns dos tipos mais comuns de ultrassonografia, mas podemos citar também a de Abdômen Superior, Pélvico Transvaginal, Próstata, Tireoide, Tórax, entre outros.

Para quem é indicado?

A ultrassonografia não é um exame invasivo, portanto, todas as pessoas podem fazê-lo quando há indicação médica.

Como você pôde ver, esse é um recurso extremamente importante, uma tecnologia que auxilia muito o cuidado com a sua saúde.
Se você precisa fazer esse exame, a Clínica da Cidade é o lugar certo, pois temos os melhores profissionais e os preços mais acessíveis para você!

Conte também com:

  • Facilidade no agendamento
  • Infraestrutura completa
  • Impressões de qualidade
  • Alta tecnologia

Agende seu exame para o dia que precisar!

Exames abrangidos pela Clínica da Cidade: ultrassonografia do abdômen superior, ultrassonografia do abdômen total, ultrassonografia com doppler, ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia da próstata, ultrassonografia dos rins e das vias urinárias e ultrassonografia transvaginal.





Newsletter

Estamos constantemente fornecendo conteúdos institucionais, oportunidades e dicas de saúde. Para recebê-los, inscreva-se em nossa Newsletter.



Não enviamos SPAM

Bee Creative