O que é Check-up médico?
Quando fazer?
Vantagens do check up médico:
- Prevenção: por meio dos check-ups regulares o médico profissional pode detectar precocemente problemas de saúde que o paciente possa apresentar e caso algum seja encontrado é possível encontrar tratamento e melhores meios de evitar futuros problemas de saúde, possuindo mais tempo e preparo para o tratamento. Ademais, a prevenção pode ser mais barata e eficaz do que tratamentos para doenças crônicas por exemplo.
- Eficácia: caso seja feito check-ups periódicos, o médico terá registros sobre qual e quando tal exame foi feito pelo paciente o que pode agilizar o diagnóstico de sua condição de saúde.
- Qualidade de vida: a partir dos resultados dos exames é possível a indicação de atividades físicas para o bem estar do paciente e até encaminhamento para psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, afinal cuidar da saúde vai além dos medicamentos, é preciso um estilo de vida ativo.
Exames de rotina mais solicitados:
- Hemograma completo: avalia a saúde do paciente de maneira geral e identifica se os componentes no sangue estão em níveis considerados normais, podendo diagnosticar anemia, leucemia, controle de colesterol, infecções através desse exame.
- Colonoscopia: avalia uma parte do intestino detectando possíveis doenças inflamatórias intestinais.
- Teste Ergométrico: analisa o sistema cardiovascular, o paciente caminha em uma esteira e aos poucos é aumentada a intensidade.
- Medição da pressão arterial: esse exame serve para se ter o controle no caso de hipertensão, diminuindo assim riscos de derrame e infarto no indivíduo.
- Índice de massa corporal (IMC): é utilizado para avaliar se o peso do paciente está adequado à sua altura, podendo ajudar a diagnosticar casos de obesidade ou desnutrição.
- Ecocardiograma: é um dos exames essenciais após os 40 anos de idade do indivíduo, consiste em um exame de ultrassonografia do coração que capta imagens obtidas através do som e serve para ficarmos atentos a saúde do coração.
- Ultrassom abdominal total: é um exame feito para avaliar o funcionamento do rim, fígado, pâncreas, baço, vesícula biliar.
- Exame de fezes e urina: o exame de urina serve para diagnosticar problemas nos rins ou no trato urinário, como por exemplo anemia e diabetes. Já o exame de fezes detecta males intestinais como algum parasita ou lombriga no sistema digestivo.
- Radiografia do tórax: serve para investigar possíveis patologias por meio do estudo da anatomia das estruturas da região torácica como as costelas, pulmões e coração, revelando se há alguma anormalidade nas imagens.
Para mulheres:
- Mamografia: esse exame é capaz de detectar câncer de mama, o qual é muito comum nas mulheres, a partir dos 30 anos de idade é recomendado que se realize o exame e após os 40 anos é obrigatório anualmente.
- Papanicolau: é considerado um exame simples e rápido preventivo contra o câncer de colo de útero.
- Ultrassonografia transvaginal: é um tipo de ultrassom pélvico usado por médicos com o intuito de analisar os órgãos reprodutivos femininos podendo diagnosticar câncer nesses órgãos, cistos, infecções pélvicas e miomas.
- Ultrassonografia mamária: é um método que auxilia na detecção de possíveis lesões da mama.
Para homens:
- Dosagem da enzima PSA: a sigla PSA em Inglês significa Prostate-Specific Antigens, já em Português significa antígenos específicos da próstata, é um exame capaz de detectar câncer de próstata.
- Exame de toque: é um método para que o especialista possa determinar o tamanho da próstata, se há anormalidades, pontos moles ou duros.