Acidente vascular cerebral AVC ou como também chamado derrame é caracterizado como o surgimento de um déficit neurológico súbito por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Essa doença provoca a morte dos neurônios e pode deixar sequelas diferentes dependendo da região afetada.
Existem dois tipos de AVC:
Isquêmico
Obstrução ou redução súbita do fluxo sanguíneo em uma artéria causando falta de circulação no seu território vascular
Hemorrágico
O AVC Hemorrágico é causado pela ruptura espontânea de um vaso sanguíneo, com extravasamento de sangue para o interior do cérebro.
Como prevenir um AVC?
Aproximadamente 80% dos casos de AVC poderiam ser evitados, adotando mudanças nos hábitos de vida que também ajudam a prevenir outras patologias e controlando fatores de risco.
Hábitos importantes como: manter uma alimentação saudável com frutas, fibras, verduras e grãos, pouca gordura e carboidrato, fazer atividade física regularmente, limitar o uso de bebidas alcoólicas, não fumar e consultar o médico regularmente para revisão dos fatores de risco são essenciais para evitar o derrame.
Além de:
- Tratar Diabetes;
- Reduzir os níveis de Colesterol;
- Controlar a Hipertensão Arterial;
- Tratamento da Síndrome da Apneia do Sono.
Os anticoncepcionais orais à base de estrogênio podem elevar as chances de um AVC se o indivíduo apresentar outros fatores de risco, como histórico familiar de derrame, enxaqueca ou distúrbios da coagulação.
Dessa forma, o uso da pílula com estrogênio deve ser feito sempre com acompanhamento do médico ginecologista ou do clínico geral, de forma a avaliar se o método anticoncepcional é adequado para a paciente.
Causas do AVC
Na maioria dos casos, o AVC é causado por Hipertensão Arterial (pressão alta), colesterol elevado, diabetes (açúcar elevado no sangue), sedentarismo, arritmias cardíacas, obesidade e consumo de álcool e tabaco.
Essa patologia pode deixar sequelas como: a dificuldade ou impossibilidade para caminhar, dificuldade para falar, paralisia total de um lado do corpo, entender o que é falado, demência (alteração grave de memória), alteração de comportamento e confusão mental.
Diagnóstico e tratamento
O tratamento da doença depende da gravidade da lesão. No tipo isquêmico de AVC, é feita a dissolução através de medicamentos, ou a retirada endovascular do trombo (coágulo) que impede a liberação da passagem de sangue nos vasos.
A retirada intravascular do trombo pode ser realizada em 6 horas. Já o tratamento do AVC hemorrágico ocorre com a drenagem cirúrgica do sangue ou não.
Exames como a tomografia, ressonância ou angiografia dos vasos cerebrais são capazes de confirmar o tipo de AVC através de imagens específicas.