O endocrinologista pode prescrever medicação, suplementos alimentares e vitaminas, dar diagnóstico clínico e endocrinológico, além de pedir e interpretar exames bioquímicos em geral.
Já o nutricionista pode prescrever dietas ou planos alimentares, dar diagnósticos nutricionais, prescrever suplementos alimentares e vitaminas, solicitar e interpretar exames bioquímicos relacionados à nutrição.
Quando procurar um endocrinologista?
Questões relacionadas à reposição hormonal de homens e mulheres, menopausa, diabetes, obesidade, crescimento, doenças da hipófise, osteoporose, excesso de pêlos, andropausa, tireóide, síndrome dos ovários policísticos, doenças da glândula supra-renal, distúrbios da puberdade e menstruação.
Quando procurar um nutricionista?
A nutricionista trabalha com boas práticas alimentares para que as pessoas alcancem objetivos específicos, como tratar e prevenir doenças, ganhar peso, ganhar massa muscular, emagrecer ou então melhorar a performance esportiva.
Busca o equilíbrio do nível de nutrientes para prevenir doenças, melhorar a estética, trazer bem-estar, elevar a performance esportiva e garantir a saúde geral do paciente.
A anamnese da nutricionista considera o histórico alimentar, clínico e familiar do paciente, hábitos, desconfortos e a rotina diária de cada pessoa.
A partir disso é possível criar um plano alimentar personalizado, com sugestões de receitas práticas e orientações.
Quando procurar as duas especialidades?
Dependendo de cada caso, procurar tanto um endocrinologista quanto nutricionista, é o ideal para acompanhar todo o processo e o tratamento ser o mais completo possível e complementado.
Clique aqui e marque já uma consulta com um de nossos endocrinologistas!