O mês de novembro se tornou o mês da conscientização sobre a saúde do homem.
Cerca de 6 a 10 casos de pacientes com mais de 65 anos são diagnosticados por uma doença silenciosa: o câncer de próstata.
O movimento Novembro azul começou em 2003, na Austrália, com o intuito de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina dando ênfase para a prevenção do câncer de próstata.
A próstata se localiza abaixo da bexiga, é uma glândula do sistema reprodutor masculino e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas
- Dores ao urinar;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
- Vontade de urinar com frequência;
- Dor óssea;
- Ejaculação dolorosa;
- Dificuldade para ter uma ereção.
Fatores de risco
- Obesidade;
- Histórico familiar de câncer de próstata;
- Tabagismo;
- Idade.
Prevenção
O diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenir e curar o câncer de próstata. Homens a partir dos 45 anos com ou sem fatores de risco devem ir ao urologista, mesmo que não haja sintomas é preciso realizar o exame de toque retal, o qual permite o médico avaliar alterações da glândula.
Tratamento
O melhor tratamento depende de aspectos, como: estado de saúde do paciente, o avanço da doença no organismo e expectativa de vida. Periodicamente, é necessário realizar um monitoramento da evolução da doença.
O exame de toque retal e de PSA são os meios em que se é possível detectar a patologia precocemente.
Clique aqui e marque já uma consulta com um de nossos urologistas.