O sopro no coração ou sopro cardíaco é uma sensação auditiva produzida por uma série de vibrações, um ruído semelhante ao de alguém soprando em seu ouvido. Em geral, a causa do sopro é pela passagem reduzida do orifício de uma valva cardíaca ou quando ela não se fecha de maneira correta e permite que o sangue volte para o coração.
O sopro mais comum provém de uma valva cardíaca, entretanto existem vários tipos de sopro, como o sopro de dilatação cardíaca e o de obstrução de alguma artéria.
Sintomas
Os sopros chamados funcionais ou inocentes são comuns em crianças e não apresentam sintomas. Porém, um sopro anormal que é identificado por meio de uma avaliação com o estetoscópio através do médico, pode indicar um problema cardíaco, sobretudo se há a presença de outros sintomas, como:
- Pele azulada
- Falta de apetite
- Inchaço
- Cianose (mãos, línguas e lábios arroxeados)
- Falta de ar
- Desmaio
- Transpiração intensa com pouco esforço
- Dor no peito
- Tontura
- Problemas de crescimento (em crianças)
- Tosse crônica
- Veias do pescoço aumentadas
Fatores de risco
Doenças pré-existentes como problemas cardíacos anteriores: radioterapia próxima do peito, infarto anterior, hipertensão, endocardite anterior, cardiomiopatia, hipertensão pulmonar, histórico familiar de doenças cardíacas, assim como o uso de alguns medicamentos e ingestão de bebidas alcoólicas e drogas durante a gravidez, podem ser fatores de risco para sopro patológico.
Prevenção
Quando o sopro cardíaco for normal não é preciso realizar nenhum tipo de tratamento, já em casos de sopro anormal, geralmente é necessário tratamento adequado, dependendo das causas. Sendo importante realizar
check-up médico periodicamente.
Alguns hábitos de um estilo de vida mais saudável podem prevenir o sopro no coração:
- Controle da pressão arterial e colesterol
- Ingerir alimentos mais saudáveis, evitar frituras, sal em excesso e processados
- Consumo de bebidas alcoólicas com moderação
- Praticar exercícios físicos com regularidade
- Reduzir o estresse
- Não fumar
Diagnóstico e tratamento
Através do exame chamado de Ecocardiograma, pode-se ter mais detalhes sobre o problema verificando se manifesta ou não uma doença. Nos casos simples, é possível tratar por meio de medicamentos que aliviam os sintomas, já em casos mais avançados pode ser necessário procedimento cirúrgico. Uma vez que não tratado adequadamente, o sopro patológico pode levar a complicações graves no coração bem como hipertensão pulmonar.
Marque já sua consulta com um de nossos cardiologistas e lembre-se, vá de máscara!